No dia 26 de setembro o Coletivo Flores Crew participou de duas grandes ações, que aconteceram simultaneamente em Recife e Afogados da Ingazeira. Em Recife, a convite da ONG feminista SOS Corpo, contribuímos com a campanha "30 dias de luta pela vida das mulheres" , que teve inicio às 15h na sede do SOS Corpo que fica no bairro da Madalena, com várias atividades de mobilização em prol da legalização do aborto.
Entre as atividades apresentaram uma pesquisa sobre o atendimento e atenção de mulheres em situação de abortamento na rede pública de saúde, nos estados da Bahia, Maranhão e Pernambuco mostrando a deficiência e descaso no tratamento dado as mulheres nesse momento tão delicado.Também fizeram o lançamento do Vídeo clip "Diga sim às nossas vidas" ,com o grupo feminino de Rap Yabas, produzido juntamente com o SOS corpo sobre o tema. Entre exibições de vídeos e debates, nós do coletivo Flores Crew fizemos uma intervenção de graffiti em camisetas, utilizando a técnica do stencil.
Além das camisetas, pintamos também recortes de tecido para quem não estava com sua camiseta usar com bandeirinha, faixa ou até costurar sobre uma camiseta.No final da tarde rolou o Cine Clube Feminista, organizado pelo Coletivo de Jovens Feministas, com o documentário "O aborto dos outros", que após exibição puxou um diálogo sobre o tema, problematizando e criando soluções.
Algumas Participantes com suas peças, customizadas durante a ação. :)
Já em Afogados da Ingazeira, fomos pelo CCJ Recife, mas teve a participação de uma das integrantes do Coletivo Flores Crew, que juntamente com os jovens do Centro de Comunicação e Juventude, no II Encontro Interterritorial de Diaconia - Juventude:Consumo consciente e sustentável realizaram uma oficina sobre Mídia e Consumo Consciente com os jovens participantes. A oficina contou com vídeo debate sobre consumo, e a criação de um produto e/ou propaganda como resultado da oficina.
De Pernambuco, participaram jovens de Recife, Olinda, Gravatá, Afogados da Ingazeira e Sertânia, jovens com realidades diferentes, que multiplicaram ideias e mostraram que independente de estar na street ou no camp, os jovens querem sim um outro mundo, sem homofobia, sem machismo, sem o capitalismo selvagem que sufoca a tod@s todo santo dia.
Também tivemos a participação de Alexandre Pires do Instituto Sabiá, que abordou experiências sobre Capitalismo Verde e a mídia machista/racista/homofóbica/intolerante que bombarde nossos lares de forma sutil muitas das vezes, lembrando a importância do período que vivemos agora, das eleições as portas e como é legal dialogar, pesquisar a origem do que consumimos, não só roupas e alimentos, mas também de quem confiamos nossos votos, pois são esses/as candidatos que "representaram" nossa voz por quatro anos.
Cartaz da ação no SOS Corpo, no bairro da Madalena no Recife :)
Cartaz do Seminário em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú - PE :)
Vale salientar que é muito gratificante para nós do Coletivo Flores Crew poder contribuir e fortalecer essa luta, na qual mulheres e grupos feministas vem durante tanto tempo se empenhando para mudar esse quadro de um sistema que oprime desrespeita e nega os direitos das mulheres, assim como às lutas de movimentos e entidades que representam os jovens, compostas por jovens de várias crenças e classes, que unidos querem uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades benéficas também para a juventude. Estaremos sempre juntos e juntas na luta até que todas sejam livres.
Texto : Sérgio Rastro Nascimento e Gabi Bruce
Imagens : Gláucia Bruce e CCJ Recife