quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coletivo Flores Crew: uma eterna vadiagem!!!



Não é nenhum segredo que o Coletivo Flores Crew super curti uma vadiagem, afinal é assim que muitos coletivos e grupos (sim acreditem, intitulam-se de grupos aff!!!) nos chama, além de dizerem que "sumimos", quando "aparecemos" estamos vadiando! Tem coisa melhor que vadiar? Ser livre para ir e vir, viajar, graffitar pelo Nordeste inteiro, ir até Belém tomar um açai com os amigxs, correr e representar às mulheres e juventude do Hip Hop em conferências, seminários, encontros, festivais, nacionais e internacionais, sim internacionais, pq é logico que a vadiagem num vai ficar só dentro das terras verde e amarelas né?! ( :* no ombro ;} ).


Também não é de hj a luta do Coletivo Flores Crew, por se intitular coletivo feminista, carregamos com muito carinho essa luta, que a cada dia mostra que é valida. mulheres e homens não aguentam mais terem suas mulheres,sejam qual for o grau de proximidade, violentadas.Somos o único coletivo feminista dentro do Hip Hop pernambucano, isso é fato super mais que comprovado, essa luta travamos pelo direito de comunicação, de protestar, de graffitar, dançar break, discotecar, ter sua orientação sexual, e ser feliz né!
Por acreditar que a rua é tudo é de todas (às pessoas), que reunimos mulheres e homens na tarde do dia 24 de Maio, no DA de Pedagogia na UFPE, para juntos realizamos uma oficina de cartazes, faixas e customização de camisetas para a Marcha das Vadias, que acontecerá dia 26 de Maio.


























A Marcha das vadias é um movimento que está em seu segundo ano consecutivo, está lutando contra o machismo e violência que as mulheres andam sofrendo e que anda crescendo bastante .A origem vem do Canadá e lá se chama SlutWkak o movimento ocorreu pela primeira vez no dia 03 de abril de 2011 em Toronto, Canadá, tudo começou por conta de um comentário machista de um policial local que afirmou que “ se as mulheres não vestissem que nem vadias elas não seriam estupradas”.




A declaração bastante machista teve repercussão internacional, já que a frase dá a entender que as mulheres são culpadas pela violência que sofrem, ou que o fato de usarem roupas curtas daria aos homens o direito de fazerem o que bem entendem. (Totalmente absurdo e como todos sabem o Brasil é o primeiro pais que mais tem mulheres que sofrem violências e estupros.) Desde então, o evento apartidário tornou-se mundial e une mulheres e homens de diversas idades que são contra a discriminação de gênero. 

Sim sabemos que a ideia do que é feminismo é totalmente deturpada na maioria das cabecinhas humanas, mas vale lembra que o feminismo nada mais é que, a ideia radical de que Mulheres são gente.Por tanto por sua namorada, irmã, prima, sobrinha, afilhada, avó, filha, mãe, amiga, vizinhas, tias, e tantas outras mulheres de Recife e do mundo, lute-mos.  



Os locais onde
homens e mulheres juntos por uma sociedade mais justa e igualitária para todxs, se mecha e faça parte desse movimento, que não é sobre sexo, e sim contra a violência!


Agenda Nacional ... vá e ahaze!


Recife, PE
26 de maio de 2012
Local e hora: Praça do Derby, 14h


Rio de Janeiro, RJ
26 de maio de 2012
Concentração no Posto 4 da Av. Atlântica, a partir de 13h


Vitória, ES
26 de maio de 2012
Local e hora: UFES, 14h


Porto Alegre, RS
26 de maio de 2012
Local e hora: Arcos da Redenção, 14h


São Paulo, SP
26 de maio de 2012
Local e hora: Praça do Cicllista, 13h


São José dos Campos, SP
26 de maio de 2012
Local e hora: Praça Afonso Pena, 10h


São Carlos, SP
26 de maio de 2o12
Local e hora: Praça Santa Cruz, 9h


Salvador, BA
26 de maio de 2012
Local e hora: Praça da Piedade, às 13h30


Natal, RN
26 de maio de 2012
Local e hora: Feira do Alecrim, 10h


Florianópolis, SC
Dia 26 de maio
Local e hora: Concentração na Catedral (centro da cidade), a partir das 10h.


Curitiba, PR
- Ato Vadio
26 de maio de 2012
Local e hora: Reitoria da UFPR, das 18h às 22h
 Marcha das Vadias
14 de julho de 2010
Local e hora: a confirmar


Criciuma, PR
26 de maio de 2012
Local e hora: Praça Nereu Ramos (em frente a Casa de Cultura), 10h


Belo Horizonte, MG
26 de maio de 2012
Local e hora: Concentração na Praça Rio Branco (praça da Rodoviária), a partir das 13h.


Brasília, DF
26 de maio de 2012
Local e hora: concentração no CONIC, 13h (próximo à Rodoviária do Plano Piloto)


Belém, PA
27 de maio de 2012
Local e hora: Estação das Docas, 9h


João Pessoa, PB
9 de junho de 2012
Local e hora: Lagoa, 9h


Macapá, AP
2 de junho de 2012
Local e hora: Praça Floriano Peixoto, 15h







Texto : Gabi Bruce (Pixadora , graffiteira, cordelista, militante do movimento

 Hip Hop há 8 anos e costuma vadiar pelo Brasil a fora representando o Coletivo Flores Crew  :* )


Fotos : Gabi Bruce e Lúcio Mustafá 











sexta-feira, 11 de maio de 2012

O fole roncou e o Flores Crew pegou a estrada!


No período de 1 ano, o Coletivo Flores Crew teve 3 dos seus 4 projetos base, aprovados pelo Ministério da Cultura,  o que nos rendeu ainda mais possibilidades de correr e plantar novas sementes de luta e resistência entre a juventude de nosso estado,Pernambuco.
Durante o mês de Abril de 2012, estivemos acampados, ativos e operantes em Garanhuns, de lá seguimos para Arcoverde, que seguimos para Ouricuri, e seguimos para Exú, terra linda do nosso rei do baião, Luiz Gonzaga e dos nossos irmãos Leila e Sérgio, do Coletivo Atittude Cristã, que tanto nos deu apoio,rolé e suportes mil.






O projeto RAPresentando o Cordel, teve sua primeira edição no município de Exu, região do Araripe pernambucano, utilizando gêneros de violeiros (repentistas) voltada para jovens da rede publica de ensino, afim de fomentar e fortalecer a busca pela cultura popular, a leitura e escrita, estreitando, unindo e criando conexões entre o movimento/cultura Hip Hop e a cultura popular nordestina.






Onde de forma lúdica e pratica os/as participantes permearam pelo universo da literatura de cordel, da criação da rima, até a produção,montagem e vendas do folheto. Com o Rap, os participantes puderam utilizar toda musicalidade encontrada no Hip Hop, com suas rimas e versos que retratam a vida e cotidiano de cada participante com as métricas da poesia popular .Assim o Coletivo Flores crew mas uma vez se destacou, por ações politizadas e que prezam o crescimento horizontal da juventude, regionalizando o Hip Hop.










Tivemos a oportunidade de montar a Folheteria Flores Rimadas itinerante, na pousada que estávamos hospedados montamos todos os equipamentos necessários para impressão, corte e montagem dos folhetos, podendo entregar os livretos de cordel prontinhos aos estudantes da Escola São Vicente, que nos receberam com tanto carinho e atenção.




Em nosso Flickr postaremos mais fotos dessa aventura pelo sertão do Araripe, que tantos nos inspirou, estar em lugares que inspiraram o Gonzagão a versejar e que inspiram nossos irmãos Leila e Sérgio a graffitar nos traz ideias e vontades de voltar o mais breve possível a Exú!
Agradecer a nossa irmã Leila , nosso super mano Sergio, a Sec. de Cultura de Exú, ao amigo Porfírio, e os atenciosos da Pousada Albuquerque e do Restaurante Mangaé, e todas as pessoas que nos recebeu com carinho, atenção e colaborou para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Renatinha, Sérgio, Lilás e Ton....valeu!






essa é bem Flores Crew !!!


Gabi Bruce 
Pixadora e Cordelista