No período de 1 ano, o Coletivo Flores Crew teve 3 dos seus 4 projetos base, aprovados pelo Ministério da Cultura, o que nos rendeu ainda mais possibilidades de correr e plantar novas sementes de luta e resistência entre a juventude de nosso estado,Pernambuco.
Durante o mês de Abril de 2012, estivemos acampados, ativos e operantes em Garanhuns, de lá seguimos para Arcoverde, que seguimos para Ouricuri, e seguimos para Exú, terra linda do nosso rei do baião, Luiz Gonzaga e dos nossos irmãos Leila e Sérgio, do Coletivo Atittude Cristã, que tanto nos deu apoio,rolé e suportes mil.
O projeto RAPresentando o Cordel, teve sua primeira edição no município de Exu, região do Araripe pernambucano, utilizando gêneros de violeiros (repentistas) voltada para jovens da rede publica de ensino, afim de fomentar e fortalecer a busca pela cultura popular, a leitura e escrita, estreitando, unindo e criando conexões entre o movimento/cultura Hip Hop e a cultura popular nordestina.
Onde de forma lúdica e pratica os/as participantes permearam pelo universo da literatura de cordel, da criação da rima, até a produção,montagem e vendas do folheto. Com o Rap, os participantes puderam utilizar toda musicalidade encontrada no Hip Hop, com suas rimas e versos que retratam a vida e cotidiano de cada participante com as métricas da poesia popular .Assim o Coletivo Flores crew mas uma vez se destacou, por ações politizadas e que prezam o crescimento horizontal da juventude, regionalizando o Hip Hop.
Tivemos a oportunidade de montar a Folheteria Flores Rimadas itinerante, na pousada que estávamos hospedados montamos todos os equipamentos necessários para impressão, corte e montagem dos folhetos, podendo entregar os livretos de cordel prontinhos aos estudantes da Escola São Vicente, que nos receberam com tanto carinho e atenção.
Em nosso Flickr postaremos mais fotos dessa aventura pelo sertão do Araripe, que tantos nos inspirou, estar em lugares que inspiraram o Gonzagão a versejar e que inspiram nossos irmãos Leila e Sérgio a graffitar nos traz ideias e vontades de voltar o mais breve possível a Exú!
Agradecer a nossa irmã Leila , nosso super mano Sergio, a Sec. de Cultura de Exú, ao amigo Porfírio, e os atenciosos da Pousada Albuquerque e do Restaurante Mangaé, e todas as pessoas que nos recebeu com carinho, atenção e colaborou para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Renatinha, Sérgio, Lilás e Ton....valeu!
essa é bem Flores Crew !!!
Gabi Bruce
Pixadora e Cordelista
Muito bom colaborar para a execução desse projeto o RAPresentando o Cordel!!
ResponderExcluirO resultado foi surpreendente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir