segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dicas de Leitura 1




Letramento de reexistência, poesia, grafite, música, dança: Hip Hop de Ana Lúcia Silva Souza, publicado pela editora Parábola, discutir, a partir de uma abordagem enunciativo-discursiva, como os sujeitos percebem a si mesmos como ativistas do movimento cultural hip-hop.
Informando sobre o desenvolvimento de práticas sociais de usos da linguagem escrita e oral, em contextos sociais e culturais não escolares, apresentando o hip-hop como uma agência de letramento emergente e os possíveis efeitos desses engajamentos na configuração dos sujeitos como agentes comunitários de letramento.
O livro aponta para a diversidade de práticas letradas que conformam a realidade brasileira e confronta as grandes desigualdades existentes entre grupos, segundo sua origem social, escolaridade, inserção profissional, faixa etária, gênero, raça.
Mostra também que a compreensão dessa complexidade e, principalmente, as possibilidades de mudança nas práticas letradas dos sujeitos são reais. Desse modo, em Letramentos de reexistência, vemos uma escola contestada, mas também deslocada a favor dos jovens, quando eles conseguem repensar e atribuir sentidos sociais à instituição.

Letramento de reexistência, poesia, grafite, música, dança: Hip Hop
De  Ana Lúcia Silva Souza
Editora  Parábola

Nenhum comentário:

Postar um comentário