sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Belém do Pará promove 2º Mutirão de Graffiti - Agosto Negro - Contra o extermino da Juventude Negra


Uma iniciativa do Levante da Juventude, Coletivo Casa Preta e Coletivo Cosp Tinta que visa conscientizar a potencialidade da população, pobre, afro-brasileira em seus valores, além de promover a cultura Hip-Hop atraves do graffit, como elemento de igualdade racial.
Entre os focos de discusão do evento, as questões relacionadas ao atual processo politico de luta do povo negro - O Exterminio da Juventude Negra. O encontro tem em sua programação sessões de cinema, debates, graffiti, rap, dança de rua e diversas oficinas.
O 2º Mutirão de Graffiti Agosto Negro acontece no próximo dia 10/08, dàs 08h às 18h, no Centro Cultural Cabanagem

Saiba mais O Agosto Negro surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1970, quando integrantes do Movimento Negro mobilizaram-se para lutar contra o racismo e a repressão. O sucesso da iniciativa, que ocorreu no mês de agosto, originou o Black August, que ocorreu em diversos paises. As manifestações do Agosto Negro esta referenciado nos marcos dos anos 70, nos campos de concentração da califórnia, como forma de homenagear ativistas que tombaram na tentativa de libertar james mcclain, william natal e ruchell magee, três ativistas negros pertencentes ao grupo “lutadores da libertação negra”, a partir deste momento as comemorações anuais passaram a acrescentar às suas reverencias os demais fatos históricos negros anteriores e posteriores ocorridos neste mês, a exemplo da celebre marcha sobre washington liderada por martin luther king, o nascimento dos lideres marcus garvey, maroon russell shoatz e fred hampton, como tambem william edward burghardt du bois que morreu em gana, em 27 de agosto de 1963.

Serviço
10 de Agosto
Local: Centro Cultural Cabanagem
Endereço: Alameda João Paulo nº 17,
Bairro da Cabanagem – Belém (PA)
no final do conjunto Jardim Europa na av. Mario Covas
Inicio: 08:00 da manhã as 18:00
Organização: Levante Popular da Juventude, Coletivo Casa Preta, Coletivo Cosp Tinta Crew
Informações:(91) 8726.3742 / 8200.8412

Nenhum comentário:

Postar um comentário